Respostas sociais

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)

A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) é uma Resposta Social, desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, destinado a pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos, pretendem integração em estrutura residencial, podendo aceder a serviços de apoio biopsicossocial, orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento sadio, autónomo, ativo e plenamente integrado.

Data de inauguração: 6 de Junho de 1998
Capacidade: até 74 utentes
Protocolo de Cooperação com a Segurança Social: 60 utentes
Funcionamento: 24 horas por dia, todos os dias do ano
Área de abrangência: Freguesia de Benedita e freguesias limítrofes

A ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Benedita, Lar de Nossa Senhora da Encarnação, visa alcançar os seguintes objetivos:

  • Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, tendo em vista a manutenção da sua autonomia e independência;
  • Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo;
  • Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
  • Criar condições que permitam preservar e incentivar a interação com a família e/ou significativos e com a comunidade, no sentido de optimizar os níveis de atividades e de participação social.


Serviços Prestados:

  • Alojamento (quarto individual e duplo);
  • Alimentação;
  • Cuidados de higiene pessoal e imagem;
  • Tratamento de roupa;
  • Higiene e conforto dos espaços;
  • Cuidados médicos (de clínica geral) e de enfermagem;
  • Atividade física e estimulação da mobilidade;
  • Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais;
  • Acompanhamento em deslocações ao exterior;
  • Serviço religioso e apoio espiritual.
Centro de Dia

É uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

Capacidade: 20 utentes
Protocolo de Cooperação com a Segurança Social: 15 utentes
Funcionamento: Dias úteis da semana, das 9:00h às 16:30h
Área de abrangência: Freguesias de Benedita e Turquel

Objetivos:

  • Proporcionar serviços adequados à satisfação de necessidades básicas;
  • Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida;
  • Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
  • Fomentar as relações interpessoais entre os idosos e a comunidade;
  • Fomentar relações interpessoais e intergeracionais.

Serviços Prestados:

  • Alimentação;
  • Cuidados de higiene pessoal e imagem;
  • Tratamento de roupas;
  • Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais;
  • Serviço religioso e apoio espiritual;
  • Transporte.
Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

É uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Capacidade e Protocolo de Cooperação com a Segurança Social: 42 utentes
Funcionamento: Dias úteis da semana, das 8:00h às 16:30h
Área de abrangência: Freguesia de Benedita e Turquel

Objetivos:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade vida dos utentes e famílias;
  • Assegurar formas diversas de satisfação das necessidades básicas e/ou atividades de vida diária;
  • Contribuir para resolver e/ou atenuar as situações disfuncionais nomeadamente a dependência física, psíquica e o isolamento;
  • Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;
  • Colaborar nos cuidados de saúde;
  • Criar condições que permitam preservar e incentivar as relações interfamiliares;
  • Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo.

Serviços Prestados:

  • Alimentação;
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Tratamento de roupas;
  • Higiene habitacional (arrumação e pequenas limpezas no domicílio);
  • Administração da medicação, quando prescrita pelo médico;
  • Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais.
Candidatura

O pedido de admissão para as respostas sociais deverá ser efetuado através do preenchimento de uma Ficha de Inscrição, fornecida pela Instituição, que será subscrita pelo candidato ou pelo seu representante, devendo fazer prova das declarações efetuadas, mediante a entrega de cópia dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade do candidato e do representante legal, quando necessário;
  • Cartão de Contribuinte do candidato e do representante legal, quando necessário;
  • Cartão de Beneficiário da Segurança Social do candidato e do representante legal, quando necessário;
  • Cartão de Utente dos Serviços de Saúde ou de subsistemas a que o candidato pertença;
  • Boletim de vacinas e relatório médico comprovativo da situação clínica do candidato, com a indicação da terapêutica e referência de que não é portador de doença infecto-contagiosa;
  • Comprovativo dos rendimentos do candidato (rendimento mensal e declaração de IRS, se entregue nas autoridades fiscais), e do agregado familiar, quando necessário.